• 27 OUT 14
    • 0
    Aftas prolongadas? Visite o seu Dentista.

    Aftas prolongadas? Visite o seu Dentista.

    Aftas que não se curam em 15 dias podem ser sintoma de cancro oral

    Uma afta que não se cura após 15 dias de tratamentos pode indicar que algo de errado de passa: de acordo com um estudo brasileiro, este problema pode ser um dos sintomas de um cancro oral.

    De acordo com o estudo da Faculdade de Odontologia da USP, em cada 100 pacientes com cancro oral 94 apresentam o tipo mais comum, o Carcinoma Epidermóide. “É mais comum aparecer no lábio inferior e borda da língua, mas qualquer área recoberta por mucosa pode ser afetada por esse tipo de cancro, que atinge mais homens com idade média entre os 50 e 55 anos”, refere Celso Lemos, estomatologista responsável pela investigação.

    Os dados agora publicados indicam também que nos casos diagnosticados precocemente as hipóteses de cura são de mais de 90%, podendo chegar aos 100%. “Porém casos diagnosticados tardiamente pioram bastante o prognóstico, diminuindo as probabilidades de cura para 20%. Por isso o diagnóstico precoce deve ser sempre estimulado, com visitas regulares ao dentista”, sublinha o especialista, que refere que as pessoas devem estar atentas a sinais como aftas indolores que duram mais de 15 dias ou lesões na forma de uma placa branca também indolores.

    FonteS.Oral.

     

    Leave a reply →

Comente o artigo

Cancelar comentário

Photostream